Google
 

segunda-feira, 21 de abril de 2008

SE OS INTESTINOS FALASSEM...FLATULÊNCIA

Um dos problemas mais comuns das desordens intestinais é a Flatulência acompanhado de abdómen dilatado.
As causas da Flatulência são várias, traduzem-se por uma acumulação de gases intestinais.

O excesso de gases intestinais é já um sinal de desordens digestivas!

Com a continuação haverá graves consequências, não apenas sobre o cólon como sobre todo o estado de saúde, contentando-nos em tomar medicamentos, sais digestivos ou anti-ácidos para diminuir a acumulação de gases intestinais, continuando a comer os mesmos alimentos!

Por exemplo, as pessoas que se queixam de mau hálito podem ter problemas intestinais.
Os gases infiltrando-se pela via sanguínea, circulam até aos pulmões onde são expulsos pelas vias respiratórias, assim se pode explicar a razão do mau hálito!

Reabsorvidos com as toxinas, pela corrente sanguínea são também, muitas vezes responsáveis pelas enxaquecas, dores de cabeça, vertigens e até desequilíbrios nervosos.

A principal questão é a de identificar quais os alimentos indesejáveis e responsáveis pela formação de gases numa pessoa, quando noutras não vão causar este tipo de problemas.

Por exemplo muitos indivíduos têm intolerância ao leite de vaca, não conseguem digerir a lactose (açúcar no leite), com a idade há uma carência da enzima, a lactase, que ajuda a degradar a proteína do leite, e enquanto para uns não há consequência para outros dá a formação de flatulência com acumulação de gases.

O consumo exagerado de carnes vermelhas, muitas vezes acompanhados de outros alimentos incompatíveis. As proteínas mal digeridas ou em excesso são a presa de bactérias “más” ou oportunistas, responsáveis pelas putrefacções.
Estes focos vão favorecer a multiplicação de um grande número de bactérias proteolíticas.

Os alimentos mal digeridos pode estacionar no intestino várias horas, mesmos dias, antes que o organismo os possa absorver ou eliminar.

Com a idade, a produção de enzimas digestivas na saliva e estômago bem como outras enzimas pancreáticas, diminui. Se até uma determinada idade abusarmos dos alimentos, de carnes de porco, das massas, dos molhos, das batatas fritas, vamos forçar o organismo a produzir constantemente enzimas digestivas. Mas com a continuação e abuso, o mecanismo genético “cansa-se”. Nestas condições, os alimentos ingeridos passam do intestino delgado para o intestino grosso com parte dos alimentos parcialmente digeridos.

A acumulação de fezes nestas paredes fragilizadas combinada com um estado de stress permanente provoca uma forte pressão sobre as paredes do cólon.
Em muitos casos a colite e os problemas psicológicos são associados a espasmos do colón.

Apenas um programa alimentar correcto e adaptado a cada caso, com uma certa disciplina capaz de diminuir as tensões nervosas e o stress poderão combater desordem desta natureza!

E, já agora certos alimentos quando cozinhados são mais susceptíveis de formar gases e sabem porquê?

Caso queiram mais alguma informação adicional queiram contactar para:

metadasaude@gmail.com



IMS

1 comentário:

Unknown disse...

Boa noite, o meu nome é Hugo tenho 33 anos e sofro de acumulação de gases.
Fico com o abdómen extremamente dilatado, por vezes custa a respirar fundo, e à noite o desconforto não me deixa dormir tranquilamente.
Ainda não consegui descobrir quais os alimentos que mais me afectam. Que alimentos são mais prováveis de causar a acumulação de gases? Alguma sugestão para descobrir que alimentos são esses?
Atenciosamente,