Google
 

segunda-feira, 7 de abril de 2008

IOGURTE NA DIETA GARANTE SAÚDE

Não há quem não goste de iogurte, mas muita gente se esquece de colocá-lo na dieta.

O iogurte é um leite fermentado, normalmente extraído da vaca, obtido pela acção fermentativa específica das bactérias Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus termophilus, sob determinadas condições de tempo e temperatura.

São estas bactérias que azedam o leite pasteurizado e, ao mesmo tempo, conferem consistência cremosa e o sabor levemente ácido característico do iogurte.

Devido à fermentação, o produto final contém milhões de bactérias vivas e são estas bactérias probióticas que conferem ao iogurte boa parte de suas características benéficas para o organismo.

Por causa do seu efeito probiótico , este alimento participa do bom equilíbrio da flora intestinal, diminui a frequência de incidentes digestivos e, com isso, acaba por fortalecer o sistema imunológico.

Isso, com a vantagem de que a acção dos fermentos coloca estes nutrientes à disposição do organismo numa forma mais facilmente assimilável, ou seja, com mais digestibilidade da lactose se comparada ao leite.

Outra vantagem do iogurte em relação ao leite é que, devido ao seu enriquecimento com leite em pó, o iogurte possui maior quantidade de cálcio do que o leite.
Iogurte pode perfeitamente substituir o leite. Assim, dois iogurtes equivalem a 1/4 litro de leite.

Mas o que são iogurtes Bifidus Activo?!
Pergunta o leitor e muito bem!

Bem, o Bifidus Activo é um microrganismo que existe naturalmente no intestino e que funciona como um importante agente regulador da flora intestinal, contribuindo para o bom funcionamento daquele órgão.

Assim, os iogurtes que contêm Bifidus Activo na sua composição reforçam a eficácia deste agente regulador presente no intestino, promovendo uma eficiente absorção de nutrientes, como os hidratos de carbono, proteínas e lípidos, e facilitam a eliminação de toxinas formadas no intestino.

Como consequência , os probióticos com Bifidus Activo contribuem para a manutenção do equilíbrio intestinal abalado em muitas situações de «stress», com a idade, a menopausa ou o tratamento com medicamentos, diminuindo os riscos de obstipação ou de outras disfunções intestinais.

SUGESTÃO:
Se está de dieta, o ideal é consumir os iogurtes magros ou desnatados, que contêm menor teor de gordura e com menos calorias.

Acrescente cereais integrais, ou aveia e frutas, que auxiliam na diminuição da absorção da gordura, melhoram o teor vitamínico e mineral do alimento e auxiliam no bom funcionamento intestinal.

É uma óptima opção para lanches intermediários, no meio da manhã ou da tarde.

IMS

1 comentário:

conceição gomes disse...

Caros senhores obrigado pelo esclarecimento,procurei esta pág ,porque tenho uma colite seca nus intestinos ,a muitos anos,a minha alimentação e muito restrita ,muitas vezes passo fome derivado as dores horríveis que certos alimentos me provocam nus intestino,já tinha experimentado vários tipos de yogurte uma vês que não posso beber leite por causa da lacqetose ,e já tinha experimentado vários yogurtes com bífidos como soja etc,e com nenhum me dava agora descobrir num ipermercado uns que só diz bífidos com vários sabores ,com frutos secos mel,etc,durante uma semana andei a comer 2 por dia com medo das tais ditas dores,e flatulência que tudo isso me causa,estes que comecei a comer agora vai fazer um mês ,pararam me as dores nus intestinos o inchaço na barriga e já consigo evacuar ,uma vez por dia ,todo este ipisodio que aqui conto dura a anos,sendo sempre acompanha por médicos ,e a tomar medicamento que nunca funcionaram ,ou por outra,funcionam nus primeiros dias,depois deixam de funcionar,isto é horrível ,obrigado mais uma vez ,sem mais assunto ( Maria Da Conceição Lança)