Google
 

quarta-feira, 23 de abril de 2008

COMO OBTER O MÁXIMO DE VITAMINAS NOS ALIMENTOS

O facto de comermos racionalmente todos os alimentos de que precisamos, não significa necessariamente que obtenhamos todas as vitaminas que contêm.

Os métodos de transformação dos alimentos, a armazenagem e a sua confecção podem facilmente destruir as melhores intenções alimentares.

Um erro bastante comum é colocar um alimento de molho para depois cozinhar e, em vez de utilizar a água do molho, acaba-se descartando e colocando outra quantidade. Parte dos nutrientes fica naquela água, que deve ser reaproveitada.

Prepare as saladas imediatamente antes de comer. A fruta e legumes cortados e guardados perdem vitaminas.

Ao fazer sumo com uma fruta rica em vitamina C, por exemplo, não se deve deixar parado antes de consumir. Esse nutriente vai embora em contacto com o oxigênio. O correcto é preparar e consumir na hora, pois até o sabor se altera depois de um tempo.
“O alimento é todo nutritivo, e não só a polpa. Achamos muito valor nutricional nas partes que não são consumidas pela maioria das pessoas. Em 100g da polpa da laranja: 7,69 mg de cálcio, já na casca, mais de 300 mg

Use uma faca bem afiada quando cortar ou ralar vegetais, pois as vitaminas A e C que estes contêm perdem-se quando os tecidos vegetais rasgam.

Além de aproveitar o alimento integralmente, são importantes cuidados no momento da preparação. “Quanto menos se corta, menos se deixa exposto; menos se cozinha, mais nutrientes são mantidos”.

Se não tenciona consumir os vegetais e frutos frescos de imediato, é melhor que os compre congelados. O conteúdo vitamínico do feijão verde congelado de maneira correcta é maior do que o fresco, que foi conservado no frigorífico durante uma semana.

As folhas exteriores de alface, apesar de serem menos tenras do que as interiores, contém mais cálcio, ferro e vitamina A.

Não descongele os vegetais antes de os cozinhar.

As folhas dos brócolos têm um teor mais elevado de vitamina A do que as flores ou os talos.

Evite cozinhar os vegetais: “o vapor é o melhor jeito de prepará-los. Na água, perdem-se muitos nutrientes. O ideal é nunca cozinhar muito.

O arroz mal cozido contém mais vitaminas do que o arroz mais confeccionado; o arroz integral é mais nutritivo do que o arroz branco.

Cozinhar em panelas de cobre pode destruir a vitamina C, o ácido fólico e a vitamina E.

Os utensílios de aço inoxidável, vidro e esmalte são as melhores para conservar os nutrientes enquanto se cozinha.

Quanto mais curto for o tempo de confecção dos alimentos e menor a quantidade de água, melhor será a conservação dos nutrientes.

Asse e coza as batatas com a pele a fim de preservar a maior parte das vitaminas que contém.

Aproveite a água da cozedura dos vegetais para fazer sopas.

Não use bicarbonato de sódio para cozinhar vegetais se quiser tirar proveito do seu conteúdo em vitamina C.

Guarde a fruta e verduras no frigorífico logo que chegue das compras.


CURIOSIDADES:

Quando o merceeiro deita água sobre os vegetais para os manter com um aspecto fresco, está a beneficiar ambos. Os brócolos, por exemplo, quando borrifados com uma fina camada de água, retêm praticamente o dobro da vitamina C do que se não fossem espargidos. Atendendo que os brócolos são legumes crucíferos, ou seja, vegetais que combatem o cancro, esteja atento a este pormenor quando fizer a sua escolha.
Os brócolos congelados não perdem suas propriedades nutritivas.



IMS

1 comentário:

Helena Macedo disse...

Amiga Isabel
Exactamente por já saber que os alimentos devem ser cozinhados em aça-inox,é que eu já adquiri um trem de cozinha nesse mesmo material a uma empresa muito conceituada--Amway.Cozinha no vapor de água libertado dos alimentos(pricipalmente os vegatais).Uso diáriamente e estou muito satisfeita com esta compra, que apesar de ser um pouco dispendioso,vale muito a pena,pois compensa largamente na minha saúde.
Obrigada pelas excelentes "dicas" que nos tem dado acerca duma BOA ALIMENTAÇAO.
Beijo.Helena Macedo