Google
 

terça-feira, 8 de abril de 2008

SÓDIO EM EXCESSO PODE SER TÃO PREJUDICIAL QUANTO À GORDURA

Hoje em dia é importante ler os rótulos das embalagens dos produtos alimentícios é um hábito saudável e precioso, visto que a preocupação com a saúde e bem-estar é cada vez mais importante na nossa sociedade!

Pergunto o que vê primeiro na tabela nutricional?
Calorias, gorduras e, os carboidratos.
Correcto? Muito bem!

Então, prepare-se para incorporar mais um item de perigo: o Sódio.

Esquecido por todas nós, o sódio em excesso no organismo pode ser tão prejudicial quanto à gordura ou o açúcar.

Sabe aquele dia que acordou inchada e se sentindo mal? Esse sintoma tão comum pode ser resultado da alta quantidade de sódio ingerida no dia anterior.

Portanto, vale a pena ficar atenta e começar a ficar de olhos bem mais abertos e críticos ao analisar a tabela de nutrição de todos os alimentos que pretende ingerir.

Sendo assim, o sódio é muito necessário para que o corpo funcione correctamente, pois ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos, auxilia na transmissão de impulsos nervosos e influencia na contracção e relaxamento dos músculos.

Por que o excesso faz mal?
Na realidade, muitos alimentos já contêm o mineral em quantidades mais do que suficientes para o organismo humano
Segundo pesquisas, cerca de 11% do sódio na dieta de um adulto vem da adição de sal à comida, mas a maioria 77% vem do consumo de produtos industrializados que contêm o mineral.

Em quantidades excessivas, o sódio não é totalmente eliminado pelos rins e faz com que o corpo retenha líquidos, aumentando seu volume e trazendo inchaço!

Isso ocasiona uma elevação na pressão arterial, que pode levar à falência congestiva do coração, cirrose, doença dos rins, enfarto e graves acidentes vasculares cerebrais.

Para uma pessoa saudável conseguir eliminar a alta quantidade de sódio ingerida, são necessários um ou dois dias. Já para o hipertenso, isso varia de cinco a sete dias.

Então, qual a quantidade ideal de sódio que um adulto deve consumir por dia?
O ideal é que um adulto ingira no máximo 2,4g de sódio, o equivalente a uma tampinha de caneta BIC cheia!

Os alimentos, como salgadinhos, linguiças, salsichas, lasanhas e pizzas, hambúrgueres e etc, quase explodem de sódio, pois é importante para a conservação dos alimentos.

Agora, para nunca mais ficar inchada (a não ser pela TPM),remova o sal dos alimentos sempre que possível, isso não afecta a qualidade do prato!

SUGESTÃO:
Para dar sabor aos alimentos, use ervas como oregaos, noz moscada, alecrim e manjericão, alho, cebola, além de raspas de limão e laranja.

Invista em Alimentos Naturais! Tome Conta da sua Saúde!

IMS

1 comentário:

Anónimo disse...

Essas imformações são ótimas! o nosso dia a dia tem q ser sempre assim com troca de informações