Google
 

quarta-feira, 2 de abril de 2008

OBESIDADE (Parte 1)

A obesidade é um factor que afecta actualmente grande parte da nossa sociedade, quer seja na Europa, USA ou Brasil.

A obesidade já é considerada como a grande “praga do ano 2000. Com efeito, a obesidade constrói-se desde a infância com os hábitos alimentares actuais, em que predomina uma alimentação demasiado rica em gorduras saturadas, açúcares e alimentos refinados.
Ao mesmo tempo que criamos a obesidade caminhamos a passos largos para certas doença.
Não esquecer que os açúcares e gorduras se escondem nos menus preferidos pela sociedade moderna: refrigerantes, chocolates, guloseimas, bem como o tão difundido “hambúrguer e batatas fritas”, que nos fornece 55% de lipídeos, quando 30% seria a dose a não ser ultrapassada quotidianamente.

Não esquecer que o desenvolvimento do tecido adiposo se efectua principalmente durante a infância, sobretudo nos dois primeiros anos, em seguida na puberdade, períodos em que a proliferação das células adiposas é particularmente activa.

Uma alimentação demasiado calórica, especialmente com grandes doses de açúcares, estimula a produção de células gordas para “armazenar” os excessos calóricos.

A questão da obesidade é um problema muito sério e muito científico, não pode ser encarado apenas em nível dos regimes e dietas “milagrosos”, aos quais se limitam a maioria das obras que se encontram publicadas.
Para emagrecer vale mais avançar seguramente embora mais lentamente. Raros são os casos em que perdendo 15 a 20 quilos num mês por meio de “pílulas milagrosas” não se têm recaídas graves e perigosas, vendo seus quilos aumentarem muito além dos iniciais.

Para emagrecer com equilíbrio e sem recaídas, existem três condições essenciais:
1.não ter pressa;
2.equilibrar bem as refeições;
3.não sofrer desordens nutricionais.

Se perguntarmos a cem pessoas por que elas estão fazendo regime, certamente 99% dirão que é porque desejam uma aparência mais atraente, vestir melhor suas roupas e estar mais bonitas para seus namorados ou cônjuges.

Elas estarão se submetendo, certamente, à importância que o aspecto estético tem na sociedade moderna.
Raramente alguém será motivado pelo desejo de viver mais ou ter mais energia, ou ainda tentar prevenir o câncer, a diabetes ou o enfarto do miocárdio. Sabemos que o peso é factor básico na boa saúde, pois, em excesso, implicará hipertensão arterial, doenças cardíacas, certos tipos de cancros, diabetes, gota, triglicéridos,derrames e um enfraquecimento do sistema imunológico.

A melhor maneira para emagrecer é entender a necessidade de se atacar todos os factores causais da obesidade: hábitos alimentares, metabolismo, alergia e exercícios para, com isso, certamente atingirmos resultados mais duradouros.

IMS

...continua nos artigos OBESIDADE (Parte 2) e (Parte3)

Sem comentários: