Google
 

quarta-feira, 16 de abril de 2008

ESPECIARIAS E ERVAS AROMÁTICAS

O aroma das especiarias e das ervas aromáticas deriva das essências etéreas e de substâncias vegetais particularmente cheirosas!
Têm o efeito de estimular o apetite, a produção de saliva e os sucos digestivos!

Para além de conferirem e realçarem o sabor particular dos alimentos, tornam muitos pratos mais agradáveis, podendo mesmo ajudar a facilitar a digestão.
Além disso, um dos aspectos mais importantes é que permitem uma redução substancial do sal. (ler “ Sódio em excesso pode ser tão prejudicial quanto á gordura”)

A canela, são-lhe atribuídas algumas propriedades medicinais, como por exemplo o facto de ser um tónico estomacal.

A noz moscada, pode ainda ajudar em casos de digestão lenta e em situações de reumatismo e gota.

O cravinho, é uma das especiarias com mais virtudes medicinais conhecidas, pois possui propriedades anti-sépticas assinaláveis. Assim, é um forte analgésico bucal, pelo que é até utilizado na composição de pastas dentífricas.

A pimenta
, os seus grãos podem ser verdes, brancos ou pretos, porque são colhidos em diversas fases de maturação. A pimenta preta é, no entanto, mais forte do que aquela branca. Para além de ser um apreciado condimento, é também usada como conservante. Em pequenas quantidades pode ter efeitos digestivos, e é também considerada como afrodisíaco. No entanto, em casos de hemorróidas o seu uso é desaconselhado, ao contrário do que sucede com o piri-piri que, apesar de possuir um sabor muito picante, não prejudica as pessoas que se encontrem nesta situação.

O cominho, é uma das especiarias mais antigas utilizadas na cozinha europeia. São-lhe atribuídas propriedades estimulantes para o estômago e o intestino, e antiespasmódicas, facilitando ainda a digestão de pratos um pouco pesados.

O açafrão, possui um poder digestivo bastante elevado e pode contribuir para regularizar as funções menstruais.

Os coentros, apreciados devido ao seu aroma forte e paladar intenso, são também digestivos.

A salsa, rica em vitaminas e minerais, é uma das ervas aromáticas mais utilizadas no nosso país, pelo que é comum em qualquer prato. Porém, para que sinta o seu paladar, deve ser adicionada apenas no fim da confecção, tal como a maioria das restantes ervas aromáticas. (ler “A SALSA”)

Os orégãos, têm sabores muito semelhantes e virtudes anti-sépticas.

O manjericão, (também conhecido como basílico) na culinária é geralmente usado como aromatizante e solicitado em tratamentos de aromaterapia.

A segurelha, tem propriedades digestivas e antiespasmódicas e é usada para dar sabor a saladas, pratos de legumes e sopas.

Existem outras ervas aromáticas, como o tomilho, a hortelã, o funcho, o louro, entre muitas outras, cuja importância é também bastante significativa.

Porém, todas estas especiarias são caracterizadas por um sabor acentuado e forte que, aliás, foi a razão principal da sua procura!
Devem ser utilizadas com moderação, nomeadamente em caso de problemas digestivos!


CURIOSIDADES:

Em alguns países asiáticos em que as condições de higiene e salubridade são muito deficientes, mas onde o consumo de especiarias é muito elevado, foi possível constatar que, devido ao poder anti-séptico destes produtos, existe uma menor incidência de intoxicações!


IMS

Sem comentários: