Google
 

segunda-feira, 28 de abril de 2008

BEBER PELA SUA SAÚDE

Seguramente já ouviu inúmeras vezes dizer que é necessário beber pela menos um litro de água por dia ou mais para que os rins possam funcionar bem.

Esta recomendação é controversa e discutível:
As necessidades diárias de água variam bastante de pessoa para pessoa, dependendo de factores como o clima, o grau de actividade físico, uma vez que se perde muito líquido através da transpiração.

O estilo alimentar seguido determina também a quantidade necessária de líquida:
Com uma alimentação baseada em produtos animais e em doces, é preciso beber muito mais, porque os produtos animais têm um teor de líquido mínimo.
Além disso, tal como os doces, ao criarem uma condição de sangue mais ácido, produzem mais sede.

Ao beber muito “lavamos" muito das toxinas existentes nos alimentos de origem animal!

No entanto, se a opção for uma alimentação predominantemente de origem vegetal (não significa comer apenas produtos de origem vegeta, tão só ingerir mais alimentos vegetais do que animais), a situação é completamente diferente: os cereais, vegetais, e frutos contêm uma enorme quantidade de água ou são cozinhadas com muita água, reduzindo substancialmente a quantidade líquida necessária.

Assim, ao comer uma sopa de legumes, arroz cozido, salada ou puré de maçã, estamos na realidade a ingerir uma quantidade de líquido aceitável, pelo que não é imprescindível beber muito.

Com uma alimentação deste tipo, a ingestão de toxinas é também muito menor e, consequentemente, não há tanta necessidade de “lavar” o corpo de detritos.

O bom senso deverá governar o consumo de bebida.

Recomendações:

Se possível, não beber á refeição, já que os líquidos ingeridos durante a refeição diluem os sucos digestivos, podendo abrandar ou dificultar a digestão;
Beber confortavelmente, quando houver sede. Descubra o seu ponto de equilíbrio
Evitar bebidas geladas; Evitar ou abdicar totalmente do consumo de refrigerantes (que são essencialmente água e açúcar com muitos produtos químicos);
Reduzir o consumo de café (que provoca sede) ou, melhor ainda, deixar de o beber se houverem problemas de saúde como ansiedade e nervosismo. O “descafeinado” não é necessariamente melhor, uma vez que a cafeína é extraído com solventes químicos;
Procurar numa loja de produtos naturais, a enorme variedade de chás naturais e cafés de cereais existentes:dente-de-leão, hipericão,camomila,cavalinha,pés de cereja, entre muitos outros.

Principais Funções da Água no Organismo:

Boa circulação;
Nutrientes essenciais e vitaminas são transportados até às células,tecidos e órgãos;
Diminuição de hipótese de doenças, pressão baixa no sangue, dores de cabeça e cansaço;
Mais concentração e tempo de reacção melhorado;
Aparência melhorada;
Níveis de energia melhorados e de bem estar;
Pele mais hidratada, mais suave, mais macia.


UMA ÁGUA DE QUALIDADE É A FONTE DA NOSSA VIDA!

IMS

Sem comentários: