Google
 

segunda-feira, 24 de março de 2008

UM ALERTA

A alimentação ideal não tem a ver apenas com o que comemos: o que não comemos é igualmente importante.
Desde os anos 50, entraram no fabrico da nossa alimentação mais de 35 substâncias químicas feitas pelo homem, a par dos resíduos de pesticidas, antibióticos e hormonas de outros alimentos básicos como os cereais e a carne.
Já passou o tempo em que a alimentação saudável queria dizer simplesmente alcançar o equilíbrio adequado de nutrientes nos seus alimentos.
Neste momento em parte consiste em evitar as substâncias químicas nocivas e em nos protegermos das que não podem ser evitadas.
Muitas das doenças actuais são causadas tanto por um excesso de anti-nutrientes
como uma deficiência de nutrientes.
O cancro por exemplo, ¾ da totalidade dos cancros estão associados a um excesso de nutrientes, sejam substâncias químicas que causam o cancro ou radicais livres em excesso (já falei dos radicais livres anteriormente).
Actualmente, só no Reino Unido, consomem-se todos os anos 250 mil toneladas de substâncias químicas contidas em alimentos, 200 milhões de bebidas alcoólicas, 83 biliões de cigarros, 80 milhões de analgésicos e 50 biliões de receitas de antibióticos.
Aquilo que fazemos aos alimentos na cozinha pode alterar o equilíbrio entre nutrientes e anti-nutrientes. Fritar alimentos produz radicais livres, substâncias químicas reactivas que destroem as gorduras essenciais nos alimentos e podem lesar as células, aumentando o risco de cancro, de doença cardíaca e de envelhecimento prematuro, bem como destruindo verdadeiros nutrientes como as vitaminas A e E que nos protegem destas substâncias perigosas.
Os efeitos nocivos dependem do óleo, da temperatura e da duração.
O considerados bons óleos polinsaturados (óleo de girassol, linhaça, óleo de frutos secos, óleo de peixe, etc) que oxidam mais depressa, tornando-se gorduras “trans” indesejáveis. Portanto, fritar com manteiga (gordura saturada) ou com azeite (mono insaturada) é mais seguro.
Fritar durante muito tempo é muito pior do que a altear durante 2 minutos, após o que se acrescenta um molho á base de água e se põe uma tampa na panela, para que os alimentos “estufem”, numa temperatura muito mais baixa.
Contudo grelhar, cozinhar no vapor, cozer ou assar são métodos culinários melhores que fritar.
Por fim, qualquer forma de cozinhar Excessivamente reduzirá o conteúdo nutricional dos alimentos.

Responda ao INQUÉRITO editado ao lado sobre Qual a carga de antinutrientes? já e direi a resposta.

IMS

Sem comentários: