Google
 

quinta-feira, 27 de março de 2008

Nozes é petisco saudável

Estudos epidemiológicos recentes têm demonstrado em diferentes grupos populacionais, que os indivíduos que ingerem nozes cinco vezes por semana têm menor incidência de doenças cardíacas do que aqueles que ingerem uma vez ou menos.
Este efeito é atribuído ao tipo de gordura encontrado nas nozes - gorduras insaturadas, mono e poli-insaturadas. Essas gorduras fazem bem à saúde, diferentemente das gorduras saturadas, conhecidas como mau colesterol
O efeito benéfico das nozes parece não ocorrer somente sobre o coração e estudos estão sendo conduzidos no sentido de avaliar seu efeito sobre a pressão arterial, diabetes e câncer. Em um estudo conduzido pela Escola de Medicina da Universidade de Harvard, nos EUA, e financiado por Conselhos Internacionais ligados à produção de nozes e óleo de oliva, 101 homens e mulheres com sobrepeso foram colocados em dois tipos de dieta. Cada uma teve a mesma quantidade de calorias, mas as dietas eram muito diferentes em termos do conteúdo de gordura.
Em um grupo, em que se incluíam nozes, a percentagem maior das calorias provinha de gorduras insaturadas. Já o outro grupo recebeu uma dieta com baixo teor de gordura (20% do total das calorias). Por incrível que pareça, o grupo com dieta de gordura insaturada perdeu mais peso do que o grupo com dieta de baixo teor de gordura.
Além disso, existem indícios originados da experiência clínica de alguns nutricionistas, de que as nozes teriam um efeito "saciador". Pacientes em dieta para reduzir peso relatam que a ingestão de nozes produz mais saciedade quando comparados com outros alimentos com o mesmo valor energético.
Mas quanto eu devo comer para poder desfrutar desses inúmeros benefícios sem engordar?A introdução das nozes na dieta deve substituir o equivalente calórico de outro alimento. A dica é substituir, em sua refeição, pelo menos cinco vezes por semana, 210 calorias de gordura saturada por 30 g de nozes
A gordura saturada é aquela presente nas carnes vermelhas, leite e seus derivados, principalmente queijos e manteiga, e farináceos industrializados, como bolachas, bolos e biscoitos.
O resto é com você. Sua saúde agradece.

IMS

Sem comentários: