Google
 

quinta-feira, 27 de março de 2008

Fome e Saciedade

Quando pensamos no alimento que nos agrada, o apetite se aguça. A famosa "vontade de comer" é decorrente da visão diante de um prato apetitoso ou do perfume do chocolate. Esses factores excitam as glândulas salivares, o estômago se contrai e "ronca" nos induzindo a procurar pela "comidinha", muitas vezes fora de hora. Esses processos do organismo, em resposta aos estímulos dos sentidos, são naturais e originalmente concorrem para que o ser humano sobreviva, levando-o a alimentar-se.
Os sinais do estômago para o cérebro

Cada vez que o estômago permanece sem o alimento por 3 ou 4 horas, a parede gástrica secreta uma curta proteína chamada Ghrelina. Além de estimular a secreção de hormona de crescimento a Ghrelina vai directo ao cérebro e avisa: "Oi, pessoal! Estamos há mais de 4 horas sem comida lá no estômago e vocês precisam avisar o computador central para ligar a fome". No caso daquele empresário típico que toma um cafezinho pela manhã, não almoça por falta de tempo, e só volta a ingerir algo no jantar, o nível plasmático de Ghrelina pode chegar a um certo patamar.
A consequência de ficar tantas horas sem colocar algo no estômago, como no caso do empresário citado, é gordura certa. Tudo que ele comer no jantar (e muito provavelmente vai exagerar porque estará morto de fome) irá parar no depósito de gordura. E depois ele vai reclamar: "Não sei porque engordo! Não como nada o dia inteiro e não perco peso!". A Ghrelina é um indutor de fome. É melhor respeitar os avisos que ela nos fornece.
Mas o ideal mesmo é organizar, com esmero e pontualidade, as refeições do dia para que, com o estômago cheio, não haja produção deste importante peptídeo acima do limite tolerável.
O que é importante para manter o peso
Logo após o início da digestão no estômago, o alimento já semi-digerido passa para o duodeno (intestino delgado) onde será processado, digerido e absorvido. Substâncias informam o cérebro sobre a saciedade, a suficiência do alimento já ingerido. E como se dissessem: "Por favor, mandem parar de comer! Já estamos aqui em baixo com muita comida e muito trabalho!" A mensagem intestinal é uma das armas poderosas que o nosso corpo utiliza para manter o peso. Comer depressa demais, mastigar mal, dar garfadas e mais garfadas, sem tirar os olhos e o rosto do prato é totalmente desastroso
O contrário é uma excelente dica para manter-se em forma.
Experimente comer devagar, mastigar várias vezes o alimento, conversar descontraidamente com outras pessoas à mesa. Dê tempo para que seu organismo produza os peptídeos da saciedade.
E você não terá de comer além da conta.

IMS

Sem comentários: