Google
 

quinta-feira, 20 de março de 2008

RADICAIS LIVRES

Denomina-se Radical Livre toda a molécula que possui um electrão impar em sua órbita externa.

Este electrão livre vai ao encontro de outras moléculas para lhes “roubar” um electrão, o que forma os Radicais Livres extremamente reactivos.

No nosso organismo, os Radicais Livres são produzidos pelas células, durante o processo de queima do oxigénio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia..

Os Radicais Livres podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, nosso organismo possui enzimas protectoras que reparam 99% dos danos causado pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através de nosso metabolismo.

Essas situações também podem derivar de factores externos como:

• Poluição ambiental
• Cigarro
• Álcool
• Resíduo de pesticidas
• Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, conservantes, hormonas presentes em carnes de gado e galináceos
• Stress
• Consumo excessivo de gorduras saturadas (frituras, etc.)

A natureza é previdente e o organismo humano dispõe de defesas suficientes contra os radicais livres produzidos por si mesmo durante o metabolismo, e podemos reforçá-las ingerindo alimentos ricos em nutrientes antioxidantes.




Próximo texto: Anti-Oxidantes

1 comentário:

Anónimo disse...

Um amigo meu achou esse blogue um tanto ou quanto 'científico'. Bom eu depois que li sôbre os Radicais Livres, que me fez lembrar logo da matemática, lembram-se de extrair a raiz quadrada? Quando começamos a aprender. Agora esses radicais aqui, parecem extrair coisas pirores nas células e nem damos conta(!?). Bem, não acho tão científico assim, talvez o pormenor do electrão na molécula? De resto fiquei um pouco elucidado que tipo de cuidados devo ter contra esses 'terroristas'. Mas penso que mais coisas serão ditas a respeito. Vamos ver!

Zé Pedro