Google
 

domingo, 25 de maio de 2008

Atendendo ao pedido feito através do nosso fórum, editamos este artigo, que elucida-nos como através dos alimentos, podemos ter uns cabelos e uma pele saudáveis.


CUIDADOS.
Antioxidantes: Estes constituem a maneira mais importante de proteger a pele contra o ataque dos radicais livres.
Em estudos, descobriu-se que quem comer pelo menos seis doses de vegetais amarelos ou vermelhos por dia protege a pele do sol de quaisquer danos como se usasse um protector solar de factor 4. Para melhores resultados, consuma entre seis a dez doses diárias de frutas e vegetais.
Isto fornece-lhe ainda vitamina C, que ajuda a produzir colagénio, assim como a vitamina A, que estimula o crescimento de novas células na pele.

Ácidos gordos essenciais: Além de manterem os glóbulos vermelhos saudáveis, o que estimula a circulação, os ácidos gordos essenciais ajudam ainda a tratar as peles secas.
As melhores fontes são os peixes gordos (salmão, atum, sardinha, arenque), frutos secos e sementes - consuma uma dose por dia.

Enxofre: Ajuda o organismo a produzir colagénio novo. Encontra-se nos ovos, na cebola e no alho. Deverá consumir uma dose por dia.

Vitamina B: O cabelo não cresce se o organismo não tiver os níveis adequados de vitaminas B.
Estas encontram-se nos alimentos integrais, nos vegetais de folhas verdes. Deverá consumir três doses por dia.

Proteínas : Se não obtiver suficientes proteínas com a sua dieta, o cabelo acaba por crescer com a cutícula levantada. Isto, além de fazer aumentar os riscos de desidratação, torna ainda o cabelo baço, pois deixa de poder reflectir a luz.
Consuma pelo menos duas doses de alimentos ricos em proteínas (como ovos, peixe, lacticínios nozes, leguminosas) por dia.


Vitamina B8 (biotina): Encontra-se nos ovos, no peixe, no leite, nos frutos secos e nas leguminosas; este nutriente é importante para o crescimento do cabelo e das unhas.
Consuma pelo menos uma dose de alimentos ricos em biotina por dia.


Não precisa de:

Açúcar: Tal como a maior parte das fontes dos radicais livres, o açúcar ataca também a pele. Liga-se ás proteínas no colagénio, o que faz com estas fiquem rígidas, acabando por provocar o seu enrugamento.

Vitamina A em excesso:Se bem que este nutriente seja bom para a pele, grande quantidade de alimentos ricos em vitamina A, como fígado, por exemplo, poderão provocar a queda do cabelo; deste modo, vá buscar a vitamina A a alimentos que contenham betacaroteno (como cenoura, abóbora, batata doce), dado que este não provocam a mesma reacção.

Tal como se passa com muitos aspectos da nossa saúde, o que comemos poderá fazer a diferença entre uma pele e um cabelo perfeitos ou secos e com mau aspecto.


IMS

Sem comentários: