Google
 

sexta-feira, 2 de maio de 2008

ALERTA

“Comer tomate todos os dias combate malefícios do sol

Legume é rico numa substância antioxidante que

consegue neutralizar moléculas danosas”



“Os tomates podem ser a nova arma de combate contra os malefícios do sol, sugere uma pesquisa realizada pelas Universidades de Newcastle e Manchester, Reino Unido. Segundo o estudo, apresentado na Sociedade Britânica de Investigação em Dermatologia, comer tomate pode ajudar a proteger a pele de queimaduras solares e dos efeitos de envelhecimento da pele provocados pela exposição solar.

A informação divulgada no site da Universidade de Newcastle dá conta de que os cientistas compararam a pele de 20 pessoas. A metade delas foram dadas, diariamente durante 12 semanas, cinco colheres de sopa de pasta de tomate com uma colher de azeite. A outra metade ingeriu apenas a colher de azeite todos os dias. A pele dos voluntários foi exposta a raios ultravioletas no início e no fim da experiência.

A equipa encontrou melhorias significativas na pele dos que ingeriram tomate, no que respeita à capacidade de se proteger dos raios UV. Este grupo registou mais 33 por cento de protecção contra queimaduras solares, que podem levar ao desenvolvimento de cancro da pele. De acordo com Lesley Rhodes, dermatologista na Universidade de Manchester, «a dieta com tomate elevou significativamente o nível de procolagéneo. Este incremento dos níveis sugere uma potencial capacidade de reversão do processo de envelhecimento da pele».

O cientista acrescenta ainda que «não se trata de quantidades grandes de tomate. Foi uma quantidade razoável que as pessoas conseguem facilmente atingir se fizerem dietas com base em tomate. Mas as pessoas não devem pensar que os tomates substituem, de alguma forma, os protectores solares. Mas podem, sim, ser um bom aditivo. E, se as pessoas conseguirem melhorar a sua protecção através da dieta, então ao fim de uns anos isto poderá ter um efeito significativo». Esta protecção é dada porque o tomate é rico numa substância antioxidante que consegue neutralizar moléculas danosas. “

SSD
30 de Abril de 2008



Observação:


Ler no Meta Da Saúde de 9 de Abril 2008 – “TOMATE

IMS

Sem comentários: